Adriano Arrué Melo

Abertura da colheita do arroz

Na semana passada, entre os dias 21 e 23, ocorreu em Capão do Leão, a 34ª abertura da colheita do arroz e grãos de terras baixas. Com realização da Federarroz e correalização da Embrapa e do Senar, o evento teve diversas atrações e foi um sucesso de público.


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Importância desses eventos

Esses eventos são fundamentais para a cadeia do arroz no nosso Estado. Afinal, são nessas oportunidades que são discutidos temas como o futuro do mercado do arroz, desafios da cultura e, principalmente, divulgação de novas tecnologias para o agricultor.


Lançamento de novas cultivares
Sempre um assunto que chama muito atenção dos orizicultores é o lançamento de novas cultivares. Nesse sentido, foi lançada a cultivar Irga 432, que promete ser uma nova alternativa interessante para os agricultores. Além das cultivares lançadas pelo Irga, nos últimos anos as cultivares da Embrapa também têm ganhado destaque no mercado.


Inovações na lavoura 
Em um evento que foi montado numa estrutura muito bem organizada, houve diversas atrações que chamaram atenção do público. Foram mais de mais de 150 expositores, além de 50 Vitrines Tecnológicas. Esses espaços permitiram aos participantes se inteirar sobre as principais inovações do setor.


Novidades do evento
Em meio às diversas atrações do evento, este ano ocorreu a Arena digital com debates sobre inovações e tecnologias para o setor. Além disso, ocorreu o Salão da Indústria 4.0, com a participação de empresas que apresentaram soluções no pós-colheita. Na área de tecnologia de aplicação, a “Drone Zone” também foi um sucesso de público, devido à curiosidade dos agricultores com essa tecnologia.


Muito além do arroz  
Um outro fato que chamou atenção na programação do evento é de que as inovações não são apenas para a rizicultura, mas, sim, para todos os cultivos em terras baixas. Sendo que, foram discutidos temas como avanços no sistema sulco (camalhão em terras baixas) e evolução e histórico no melhoramento de plantas forrageiras. Dessa maneira, foi um grande evento!


Centenário de Johanna Döbereiner
Recebi na semana passada do meu amigo Carlinhos Costabeber a lembrança de que 2024 é o centenário da maior cientista brasileira da história. Embora tenha nascido na antiga Tchecoslováquia, Johanna se naturalizou brasileira e fez descobertas que mudaram completamente a história da agricultura no Brasil.


Importância da ciência
Ao insistir na utilização de microrganismos para promover a fixação biológica de nitrogênio, Johanna mudou completamente a lógica de produção na época, tornando-se uma lenda na área de agronomia. Estima-se que suas descobertas trazem uma economia anual em fertilizantes de mais de 2 bilhões de dólares ao Brasil.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Expodireto Cotrijal 2024 Anterior

Expodireto Cotrijal 2024

Preço da soja segue em queda Próximo

Preço da soja segue em queda